segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Esqueceram da Para


Para a mídia e boa parte do público, Pequim 2008 acabou. Acabou-se o maior evento esportivo do mundo. O que muita gente não se lembra é que, junto com uma Olimpíada, vem uma ParaOlimpíada.

Neste post, praticamente repito a crítica que fiz à cobertura brasileira sobre o ParaPan do Rio em 2007. Na madrugada de hoje encerraram-se os Jogos Olímpicos de Pequim e, com a queda da agenda, surgiu outra: os jogos de Londres em 2012 -- elementar, afinal, encerra-se a festa de uma anunciando a outra. No entanto, um silêncio permaneceu por todo o dia e incomodou: a imprensa NADA falou sobre os jogos Paraolímpicos. Acaba-se as olimpíadas, mas não se encerra a participação. Sequer uma frase de uma matéria citava algo do tipo "agora é esperar as ParaOlimpíadas de Pequim, que vêm por aí!".

E não falta muito: a disputa começa em 6 de setembro e vai até o dia 17 do mesmo mês. Quarenta e oito atletas brasileros vão participar dos jogos. Faltando menos de duas semanas para o evento, nada foi dito sobre ela, em nenhuma mídia. Mais do que isso: nos quatro grandes portais brasileiros -- Terra, Globo.com, iG e Uol, novamente, nada é citado sobre as ParaOimpíadas nos sites especiais Pequim 2008. Pesquisando na Globo.com, a ultima grande citação ao evento é de Junho, quando um atleta brasileiro é selecionado para os jogos. Se não, uma matéria do último dia 21 fala sobre um tufão que impediu a delegação Paraolímpica de embarcar. Não fosse o tufão, que reteve o vôo no Canadá, o embarque teria sido notícia?

Vamos ver se, daqui a três semanas, eu vou ter que escrever um post falando do emudecimento da cobertura dos Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008. Mas, do jeito que a coisa tá indo, é melhor eu já ir pensando no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meta a língua você também!