Publicada no Portal Comunique-se, uma notícia com um quê de metalinguagem:
82% dos jornalistas usam blogs como fonte de informação, diz pesquisa
Carla Soares Martin
Uma pesquisa da empresa de comunicação Textual afirma que 82% dos jornalistas utilizam blogs como fonte de pesquisa para suas matérias e reportagens. A empresa entrevistou, por questionário, 100 profissionais da mídia, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília, durante o mês de maio.
Os resultados foram apresentados na quarta (14/05), numa palestra com a sócia-diretora da Textual, Carina Almeida, no 11º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, em São Paulo.
Apesar de consultarem blogs, a maioria dos jornalistas consultados não os possui. Trinta e quatro por cento disseram que não ter páginas pessoais na internet. A empresa não chegou a perguntar o porquê da não-aderência.
Quanto à qualidade dos blogs, 54% dos jornalistas deram nota 3, numa escala de 0 a 5, enquanto 19% forneceram nota 2, e 16%, nota 4.
Para Carina Almeida, o uso dos blogs pela imprensa é uma mostra do potencial de comunicação em conteúdos participativos (blogs, comunidades como Orkut, Youtube e Wikipedia). “Se os jornalistas consultam blogs, as empresas também precisam se ater às novas mídias”, disse.
A diretora da Textual defendeu um monitoramento da mídia social por parte das companhias, como forma de evitar uma possível crise. “As empresas precisam, ao menos, saber o que dizem os canais da mídia social se quiserem identificar as tendências e opiniões de seus consumidores e da imprensa”, afirmou.
Uma vez li no Blog Jornalismo e Internet um post que falava sobre a importância de todos os jornalistas terem blogs. A idéia tem autoria de Scott Karp. Vale a pena conferir. A minha ressalva é que, só pela possibilidade de exercitar sua escrita, seus textos em outros estilos, sem as amarras de uma política editorial, os profissionais e estudantes de jornalismo deveriam abraçar a causa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Esta pesquisa revelou dados bem interessantes sobre o joralismo e as "novas" mídias. Acho que o blog é uma ferramenta que pode revelar boas pautas para os jornalistas, e ser um ótimo exercício de expressão e opinião para todos.
ResponderExcluirP.S: Demorou, mas fiz minha parte!!!