quarta-feira, 11 de junho de 2008

Jornal Hoje: ops, falhas nossas!

Estreando a editoria Falha Nossa, do Metalíngua na Imprensa, o Jornal Hoje do último sábado 07 (sim, este post veio 'um pouco' atrasado): o telejornal foi líder de audiência... no YouTube. O programa veio com vários erros que muita gente atribuiu somente a apresentadora do dia, Zileide Silva.

Na primeira seqüência, a pior de todas, ela volta muito mal de uma matéria: se perde e demora uns 30 segundos -- uma eternidade no telejornalismo -- para se encontrar e, ainda assim, insegura e com um olho arregalado de dar dó. Provavelmente ela não estava companhando o TP ou o espelho do jornal. O resultado é que ela assume que se perdeu e ainda solta um "gente, não dá!" no meio do mico, provavelmente ouvindo três vozes ao mesmo tempo no ponto do ouvido.

O segundo erro é quando ela chama uma matéria sobre o cantor David Byrne (lendo errado o nome dele), mas entra um VT do Dia dos Namorados... não foi culpa dela, alguém nos bastidores colocou a fita errada na hora de entrar no ar. Erro grave, ele deve ter levado um sabão bem bonito do editor-chefe, mas quem pagou foi ela, ao ser "escaldada" pelos telespectadores. O terceiro erro é uma questão de fuso horário -- ou de falta de óculos. Com um relógio apontando 13h39, ela lê "no horário de Brasília, uma hora e trinta minutos".

Confira, abaixo, o vídeo com a seqüência de escorregadas na banana:


2 comentários:

  1. Ana Paula.

    As reportagens estão ótimas, entretanto acho que no texto "ops, falha nossa", houve uso exagerado de gírias como: sabão, escaldada, mico,..

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula, coitada da Zileide, kkk
    Confesso a vc que me deu pena vê-la naquele estado, perdida diante das câmeras, certamente com trocentos gritando no ponto dela no ouvido. Mas jornalismo ao vivo é isso mesmo! Todos nós somos passivos a erros, errar faz parte de nosso aprendizado, claro que errar muito, começa a ficar preocupante.
    No começo, no rádio, eu pagava alguns micos, hj estou mais confiante, mas vez ou outra piso na bola no ar, mas sempre tento consertar da melhor maneira possível, e acho que a melhor maneira, é reconhecer os erros para os ouvintes ou telespectadores!
    Parabéns pelo texto Ana, muito bom, continue com esse seu sucesso!
    Bjo

    ResponderExcluir

Meta a língua você também!