domingo, 4 de janeiro de 2009

Falando de TV

De volta das mini-férias...

Em 2008, passei a companhar o blog de Patrícia Kogut, que conheci através da newsletter do jornal O Globo On-line. A autora fala sobre a televisão e seus bastidores, tanto de canais abertos e fechados. Eu, que sou uma viciada em TV e adoro acompanhar o que este tubo oferece na área de entretenimento (ou você acha que eu só vejo jornal?), me fidelizei. E vale ressaltar: apesar de conter alguns fatos de backstage, o site não é de fofocas; quem quiser saber disso vai pro Ego e estará bem servido.

Não sei se por demanda ou por "filiação profissional", mas lá é um bom local para saber das novidades e informações de novelas e atrações da TV Globo. Mas se engana que acha se trata de puro corporativismo. Com frequência, Patrícia critica as novelas e séries da emissora, inclusive colocando-as na seção Nota 10 / Nota 0 -- e dá pra ver várias notas mínimas inclusive pra campeã de audiência A Favorita; uma delas falava até da câmera, que tremia de deixar o telespectador tonto (adjetivo dela) em uma certa cena.

Elogios - Dá pra destacar vários pontos positivos da página de Kogut; o primeiro, de que já falei acima, é o senso crítico ativo da autora. De um modo geral, os posts costumam ficar nos fatos e notícias do segmento. Mas tanto na seção Nota 10 / Nota 0 quanto nos seus textos, ela coloca sua opinião à tona de forma precisa, direta e fundamentada (não estou aqui dizendo se concordo ou não com tudo o que ela diz...). Mas acho que isso poderia ser feito com mais frequência (sem trema agora), afinal, o formato permite. Foram poucas as vezes em que vi posts puramente opinativos, em que ela se dispõe a analisar um produto, como neste aqui sobre a novela Três Irmãs.

Meus outros dois elogios vão para dois caracteres elementares do formato blog que ela segue muito bem: a interatividade e o dinamismo. Os leitores estão sempre mandando e-mails para a blogueira, além de enviarem, diariamente, suas sugestões de notas 10 e 0. É tudo além do bom e velho comentário. Não só este canal é aberto e ativo como ela o expõe, coloca no ar a opinião do leitor sobre os produtos que ela analisa. No site, ela e leitores constroem uma relação estreita. Na lateral esquerda do blog, você pode ver as notas dos leitores e enviar a sua. Sobre o segundo ponto, quem acessa o blog com frequência percebe que Kogut atualiza sua página todos os dias, várias vezes por dia (na casa de ferreiro o espeto é de pau, leitor, mas dê um desconto, tenho faculdade e emprego...). Como a internet e a TV, Patrícia é dinâmica, ativa.

Outro ponto positivo para a abrangência do objeto. A autora consegue lidar muito bem com a demanda de falar sobre séries e programas de canais diversos da TV aberta e fechada, nacional e internacional. Mas, elementar, há uma concentração nos canais abertos, mais acessíveis.

Mas uma coisa fundamental em um blog é a presença de hiperlinks, e isso ela não tem. Quando ela cita programas e redes de TV com sites ela não coloca os links nas palavras. Por vezes em que ela simplesmente digita o link, o leitor tem que copiá-lo e colocá-lo no navegador. Update, né, Kogut?

Concorrente - O blog Teleguiados, de Cristina Padiglione, é do mesmo segmento. Ele está dentro dos blogs do Estadão, e seu conteúdo é menos concentrado nas novelas da globo. Eu o conheci há poucos dias, e não tenho tantos elementos para formar uma opinião sobre ele quanto tive com o de Patrícia. Mas, desde já, percebi que Cristina é mais opinativa -- são sequências em que ela analisa/critica/elogia produções da TV. E sua língua ainda me pareceu mais ferina... No entanto, o ponto negativo vai para a frequência da atualização. Ela já deixou um espaço de até 19 dias sem postar, isso sem estar de férias. O último post dela, até a publicação deste texto, data do dia 30 do mês passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meta a língua você também!