quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Bahia Meio Dia põe Embasa em contradição

A TV Bahia ganhou um ponto pela sacada em uma matéria reproduzida no Bahia Meio Dia da última terça-feira (26). Na matéria (clique aqui e assista), o repórter Dalton Soares e equipe registram um caso de vazamento no bairro do Rio Vermelho que, segundo a população, segue sem solução há dois anos. Isso mesmo -- os órgãos públicos nunca param de nos supreender. Numa esquina, o escape da água resultou numa poça enorme que, dentre outros prejuízos, atrapalha a passagem, prejudica veículos e pedestres e o principal: DESPERDIÇA MUITA ÁGUA... De acordo com moradores, a Embasa, Empresa Baiana de Água e Saneamento, já foi contactada várias vezes, mas, como um típico centro de telemarketing, verificou o caso, fez o registro e não resolveu.

Até aí, a matéria seria mais uma de problemas de bairro em que o governo toma uma postura insatisfatória -- ou melhor, não toma postura nenhuma. Mas a "sacada" está quando o vazamento é diretamente relacionado ao fato de que, pela falta de chuvas no estado, a Embasa deve racionar a distribuição de água no estado. "O vazamento acontece justamente quando o superintendente comercial da Embasa alerta para o risco de racionamento de água." E, daí, uma sonora cuja contradição diante do problema se encaixa perfeitamente. A matéria tem mérito por fazer um ótimo gancho no fato -- coisa que muita matéria de redes nacionais não têm --, claro e direto.

Hoje, um dia depois da matéria, a economia de água pelo órgão já é uma realidade: a Embasa reduziu a oferta de água para a população em 400 litros por segundo (leia mais aqui), mas garante que não vai haver racionamento.

Um comentário:

  1. já encaminharam a matéria pra Embasa? Se mesmo assim não der certo, ameaça chamar o Bocão - ou então, agora, Casemiro... :P

    ResponderExcluir

Meta a língua você também!